A gestão da iniquidade- preenchimento do campo raça/cor nas fichas do SUS
Texto de Jaciane Milanezi Afro-Cebrap : "Eu não vou parar por causa de uma raça": a coleta da raça/cor no SUS disponível em <https://dados.iesp.uerj.br/en/coleta-da-raca-cor-no-sus/> Conforme a autora a pandemia do covid 19 expôs a demanda política/histórica dos movimentos de mulheres negras sobre a necessidade da inserção do quesito raça cor nos repositórios de informação do SUS bem como a qualificação da coleta dos dados pelos profissionais da saúde, essa pressão, pela divulgação do dado racial das infecções e mortes por Covid-19 chamou a atenção para a relevância da prática. Se hoje há o campo com esse marcador nas fichas em papel e sistemas informatizados é fruto da pressão dos movimentos negros após a redemocratização - por equidade racial em 96 a luta se transformou em lei com a legalização da coleta raça-cor para alimentar Sistemas de Informação de Nascidos Vivos SINASC e o Sistema de Informação sobre Mortalidade SIM e para isso o quesito foi incluido nas DNV-...